Janeiro 2024

EDITORIAL

A iniciativa do Centro Social de Mar, em estreita colaboração e apoio da Paróquia de Mar e da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Belinho e Mar, sobre os Presépios construídos nas ruas de Mar, terminou com a entrega dos respetivos certificados aos participantes, num total de setenta e uma construções.
E, se com esta iniciativa a nossa população viveu a quadra natalícia de uma forma mais próxima daquilo que o Natal representa pela sua simplicidade, ela constitui uma marca da grandeza das nossas gentes, que ao longo destes dezassete anos soube manter viva uma tradição muito querida e identitária da nossa comunidade.
Por isso, os parabéns vão para todos os que participaram nesta iniciativa, assim como para todos os que contribuíram com o seu civismo para nada ter sido danificado.
Assim, vamos trabalhar a marca “S. Bartolomeu do Mar - Terra de Presépios” como algo que merece ser valorizada.

A Brisa das Ideias

O Legalismo
O Legalismo Opinião

O Legalismo | O Legalismo é a doença moral do excessivo formalismo nas coisas humanas. Serve-se da aparência majestosa do Direito para obstruir a Justiça mais elementar. É evidente que os casos têm que ser analisados, que há atenuantes, circunstâncias, mas no fundo as coisas são muito simples: a pessoa é corrupta ou não é, é honesta ou não é, fez ou não fez. Além das prescrições da Lei, além de todas as alavancas jurídicas, além de todas as manipulações possíveis, a Ética é Uma e Universal. Mas há esta doença do formalismo, este comércio com a Verdade: quantos advogados não aceitam clientes quando sabem que a única defesa possível passa pela tentativa de utilizar uma estratégia que faça uso das possibilidades formais do Direito? Não interessa se a pessoa mente ou não, se é verdade ou não: o que interessa é se pelo formalismo das leis se consegue salvar o caso.
Se houver dinheiro, fica mais fácil. E depois pode-se pedir recurso, e outro recurso, e depois vem a amnésia, todo o esquecimento do mundo. E depois o coitado fica doente, está senil, é alvo de cabalas. Mas ó!, grande vénia seja feita aos que estudaram, aos Doutores, como ainda hoje se diz. A nós, ao povo, mandam-nos calar, e pergunta-se o que é que percebemos de tudo isto.
A Operação Marquês deu uma boa notícia a Portugal: afinal os crimes provados de corrupção não prescreveram, afinal José Sócrates terá que responder pelo que fez. Salvamo-nos um pouco do formalismo, para já. Mas a sociedade portuguesa é ainda muito ensonada, é ainda pobre a nível civil. Ou será que nos revemos nesses casos contínuos de corrupção e, como dizem alguns, só não os praticamos porque não estamos lá?

Antony Capitão* | antony.brisademar@gmail.com

CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR HOMENAGEOU FUNDADOR FERNANDO CEPA


O Centro Social da Juventude de Mar homenageou, no dia 15 de outubro, o seu fundador e presidente ao longo de mais de quarenta anos, FERNANDO CEPA.
Do programa constou a bênção e inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Social da Juventude de Mar, que passa a designar-se “PAVILHÃO FERNANDO CEPA”, um jogo de andebol feminino e um jantar convívio que reuniu mais de duas centenas de amigos.
Dia de grande festa, mas sobretudo, de agradecimento por quem dedicou, de forma gratuita e voluntária, a sua vida à Freguesia de Mar. Fez-se justiça a quem nunca exigiu nada e tudo deu!
Obrigado!


Benjamim Pereira e Vítor Dias inauguram o Pavilhão Fernando Cepa, sob o olhar de Estêvão Abreu e Fernando Cepa.


O Pe. Franquelim Neiva Soares benzeu as instalações


Foram várias as entidades presentes
Presidente Estêvão Abreu
Vítor Dias, do IPDJ, Braga
Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal

HOMENAGEM: JANTAR DE AGRADECIMENTO


“Um mar de gente” (foram mais de duzentas pessoas) marcou presença no jantar de homenagem e de agradecimento a Fernando Cepa
Fernando Cepa recebeu da direção do Centro uma salva em prata
Fernando Cepa rodeado de funcionárias do Centro Social de Mar
Uma homenagem que deixou “feliz” o homenageado e que dignificou o Centro Social de Mar ao saber reconhecer todo o trabalho e canseiras do seu fundador: Fernando Cepa.

ROMARIA DE S. BARTOLOMEU: CARTAZ ÍMPAR

ROMARIA DE S. BARTOLOMEU DO MAR
A multissecular Romaria de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende, entre 15 e 24 de agosto.

MAR HOMENAGEOU TIO ABÍLIO

Povo reconheceu trabalho do Abílio Cerqueira.

ESCUTEIROS: CHEFE JOÃO PAULO DISTINGUIDO

RODRIGUES SAMPAIO HOMENAGEADO

ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E HOMENS DE LETRAS DO PORTO HOMENAGEIA ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO

Dr. Cepa Carneiro: Homenagem ao Médico de Família

No final da cerimónia da entrega das distinções, o médico Cepa Carneiro, o “nosso” Dr. Né, em declarações ao “Brisa de Mar”, manifestou o seu contentamento pela distinção recebida já que esta “é uma homenagem aos médicos de família que tiveram uma nova maneira de abordar a medicina”, implantada por António Arnaut e Paulo Mendo; ou seja, “é uma maneira de usar a medicina ao serviço do povo; um médico que fazia parte da própria família do utente; é uma forma de reconhecer o trabalho do médico de família”, avançou Cepa Carneiro, que dedicou toda a sua vida profissional com uma paixão gratuita e voluntariosa, o que constituiu uma marca do seu quotidiano… um verdadeiro sacerdócio medicinal.

Recordando... DOUTOR JOSÉ VAZ SALEIRO E SILVA

Passa este ano o 25º aniversário do falecimento do nosso conterrâneo e académico ilustre - de renome internacional - o Professor Doutor José Vaz Saleiro e Silva. Foi, precisamente, no dia 3 de abril de 1998 (parece que foi ontem) que o Doutor José saleiro, de 59 anos, marido da Professora Maria Alice Machado Pires Carneiro nos deixou, após ter sofrido um acidente de viação, junto à Solidal, em Esposende, quando se deslocava para o trabalho, no Porto. Depois de ter dado assistência médica à pessoa que causou o acidente e depois de comunicar com as autoridades dos Bombeiros e GNR, quando se dirigia para a sua viatura foi acometido de um enfarte do miocárdio fulminante, segundo a informação da época. Ao recordamos, com saudade e carinho, esta figura tão querida e ilustre da nossa pacata terra, queremos prestar-lhe a nossa mais sincera homenagem por tudo o que fez, publicamente ou no seu silêncio de ouro, pela nossa terra: esteve sempre presente como médico para os doentes que necessitavam, participou ativamente nas iniciativas culturais promovidas pelo Centro Social de Mar; pelo concelho, fez parte do Conselho Municipal de Esposende, em representação da Ordem dos Médicos e, sobretudo, em termos académicos e científicos ligados à medicina, revolucionando a “sua” Anatomia Patológica, guindando-a, juntamente com a equipa de trabalho, em especial com o Doutor Daniel serrão, para patamares nunca vistos. E porque a sua bondade, a defesa dos valores humanitários e de serviço público e aos demais, de cientista de excelência, nas suas diversas dimensões são merecidas de serem reconhecidas, é de inteira justiça que este célebre e ilustre filho da nossa terra seja reconhecido publicamente pelas entidades competentes. Doutor José Saleiro, por tudo o que fez ao longo da sua vivência terrena, o nosso MUITO OBRIGADO!

HOMENAGEM AO JOSÉ RAMIRO, BANHEIRO DA ROMARIA

Como é do conhecimento de todos os presentes, faleceu no passado mês de novembro o Sr. José Ramiro de Abreu Brás.
O Sr. José Ramiro, natural de Mar, nasceu a 06 de junho de 1953 e destacou-se na nossa comunidade como “O Banheiro” da Romaria de S.Bartolomeu Mar, contribuindo de forma singular para a preservação da tradição secular do Banho Santo.
O Zé Ramiro, como era tratado pela comunidade marense, foi um homem simples e despretensioso, que marcou aqueles com quem se cruzou. Em especial, no dia 24 de agosto sentiremos saudades do carinho com que banhava as crianças e do cuidado com que as amparava quando saíam da água. A sua figura carismática enquanto Banheiro perdurará certamente como um dos principais postais da Romaria de S. Bartolomeu, tendo sido também, por diversas vezes, a “voz” do Banho Santo, ao ser interpelado pela comunicação social, sem que nunca tivesse procurado protagonismo.
O seu falecimento representa uma perda significativa para a nossa comunidade e, por isso, propomos à Assembleia da União de Freguesias de Belinho e Mar um voto de pesar. O contributo do Sr. José Ramiro perdurará na nossa memória enquanto coletivo. Considerando a gratidão e o reconhecimento pelo contributo prestado propomos à mesma Assembleia a atribuição, a título póstumo, de um voto de louvor ao Sr. José Ramiro.”
Assembleia de Freguesia, 2022.12.19

CONVÍVIO DOS EX- COMBATENTES DE MAR

Os Antigos Combatentes do Núcleo de Mar celebraram o 12º Aniversário.

O Vereador da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, marcou presença.

Guilherme Emílio, vereador da Câmara Municipal de Esposende, esteve presente no almoço e, no uso da palavra, começou por agradecer ao Núcleo o trabalho de “manter viva esta tradição de perpetuar os laços do passado, pois é uma forma de proteger os valores democráticos para que as novas gerações possam ter a vida que hoje têm”. Por outro lado, “há que perpetuar a memória do que fizeram pelo país. Por isso, urge que todos tenham uma palavra de grande gratidão, pois Esposende e o país deve-lhes muito”.
Os homens fortes do Núcleo: Jorge Costa e Jorge Sampaio

Andebol: Campeãs Juvenis do Centro Social de Mar recebem Taça

No dia 6 de maio, as Juvenis de andebol do Centro Social da Juventude de Mar que se sagraram campeãs da Associação de Andebol de Braga, receberam a respetiva TAÇA das mãos do presidente Manuel Moreira e do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Rui Losa. Parabéns atletas, diretores e técnicos.

DR. MANUEL AUGUSTO SALEIRO FALECEU

No dia 14, após doença prolongada, o médico amigo da natureza, deixou-nos.

OBRIGADA, VALÉRIA

A Valéria, antiga cozinheira do Centro Social de Mar, deixou-nos.
Obrigada, por tudo!

OLÍVIA PENA CHEFE DE ESCUTEIROS

É a primeira mulher a liderar o Agrupamento.

ADEUS, PADRE ALFREDO SALEIRO CARDOSO

OBRIGADO, PADRE ALFREDO SALEIRO CARDOSO

“Deixei de ser dos meus, para ser de toda a gente e parti para servir a igreja”

A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar, no arciprestado e concelho de Esposende, acordou, no dia 25 de abril, com uma dor profunda e triste ao ter conhecimento do falecimento de um dos seus mais queridos conterrâneos: o Padre Alfredo Saleiro Cardoso.
Obrigado caro Padre Alfredo por tão boa semente que espalhaste na terra. Obrigado por tudo o que de bom fizeste para melhorar o Reino de Deus e a nossa sociedade.
Com o Pe. Jaime nas Bodas de Ouro
Nas Bodas de Prata Sacerdotais

CHEFE FINO DEIXA-NOS

A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar está muito agradecida ao Delfim pela sua vida e pelos seus serviços à paróquia e ao escutismo.
Adeus, Delfim. Ver-nos-emos no acampamento eterno.

Brisa Janeiro - 2024. Versão pdf.

ROMARIA DE S. BARTOLOMEU DO MAR E BANHO SANTO CANDIDATA A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL .

S. BARTOLOMEU DO MAR: TERRA DE ROMARIA

CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR
ANDEBOL FEMININO - ÉPOCA 2021-22
BAMBIS - MINIS - INFANTIS - INICIADOS - JUVENIS - JUNIORES - SENIORES