Sérgia Pereira
Educadora
Hortalândia do Centro Social Juventude de Mar
Felizes com tão pouco. Sensação de liberdade acrescida. O privilégio de calçar as galochas e levá-las a dar um passeio. Chegamos lá e damos bom dia às plantinhas. Um misto de emoções!
Ao colocarem a mão na terra e plantarem as hortaliças e verduras na escola, as crianças familiarizam-se com os alimentos, compreendem do que eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada.
Ajudar a plantar/semear ou a regar as plantas na horta são atividades físicas que ajudam no desenvolvimento motor infantil, de maneira a melhorar os seus movimentos e o equilíbrio.
Além disso, participar na horta contribui para o desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que as crianças recebem novos conhecimentos sobre a natureza, tocando, visualizando e comendo aquilo que plantam.
Um dos propósitos da horta infantil é incentivar os pequenos a amar e cuidar da natureza. O facto de plantar, zelar pelas plantas enquanto estão crescendo e depois colher e comer o fruto ensina as crianças que, quando cuidamos do meio ambiente com carinho, ele pode-nos retribuir positivamente.
https://autossustentavel.com/2018/06/por-que-ter-uma-horta-na-escola.html